WE DESIGNIMAGINATION

11 dicas para se trabalhar melhor

Paul Jarvis ensina como se livrar das distrações que prejudicam sua produtividade e ganhar mais qualidade de vida

pjrvs

Trabalhar melhor não significa trabalhar mais. Trabalhar melhor significa conseguir executar suas tarefas sem abrir mão da qualidade de vida. E todo mundo tem suas dicas para melhorar a produtividade e conseguir executar todas as tarefas do dia, sem necessariamente aumentar as horas de trabalho. Andamos pesquisando sobre o assunto e gostamos bastante do que o designer e escritor Paul Jarvis tem a dizer sobre o assunto.

Em resumo, Jarvis defende que a gente precisa voltar ao básico: eliminar as distrações, focar no que realmente interessa e tentar promover pequenas mudanças no nosso dia a dia. Abaixo, as 11 dicas do designer para se trabalhar melhor, que são úteis para profissionais das mais diferentes áreas, inclusive a sua.

Cancele a assinatura de qualquer newsletter que você não queira devorar imediatamente.
Quanto menos e-mails tiver em sua caixa de mensagens, menos e-mails irão distrair você.

Se um email dispensa uma resposta ou ação, apague-o.
Encare sua caixa de mensagens como uma tarefa do dia. Separe horários determinados para ler e responder seus emails, zerando sua inbox.

Use um programa por vez.
Você até pode ser uma pessoa multi-task, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, mas… que tal experimentar trabalhar com apenas um programa por vez? Se você não está usando a internet, mantenha a janela fechada. O mesmo serve para e-mails e outros softwares. Segundo Jarvis, fazer várias coisas ao mesmo tempo prejudica o foco, fazendo com que você demore mais, em vez de render mais.

Desligue todas as notificações.
O ser humano é curioso por natureza. Toda hora que uma notificação pisca na sua tela, você vai querer saber o que é e pronto. Lá se vão alguns minutos para checar um email, uma mensagem, um tuíte… Talvez naquele momento você não se dê conta, afinal, o que é um minutinho? Mas se você somar todos os minutinhos perdidos ao longo do dia, da semana, do mês… bom, você já entendeu, né?

Foque em pequenas melhoras.
Durante o seu período de trabalho, faça pequenas pausas para beber água, se alongar, ir ao banheiro, respirar. Enfim, tire alguns minutos para relaxar e volte ao trabalho.

Se você está frustrado, faça uma pausa.
Às vezes, quando “empacamos” em alguma tarefa, nos sentimos frustrados. Insistir é um desgaste necessário. Que tal dar uma parada, tomar um ar, comer alguma coisa ou meditar por 10 minutos? Às vezes, tudo o que precisamos é refrescar a cabeça.

Doe sua televisão.
Se você trabalha em um ambiente barulhento, onde a televisão fica ligada o tempo inteiro, tenha certeza de que as chances de você perder o foco são enormes.

Mantenha um diário do que você come durante o dia e como você se sente depois.
É incrível a influência que a comida tem em nossa capacidade de concentração. A partir do momento em que você tem consciência do que faz bem ou não para você, fica mais fácil optar por um cardápio mais saudável.

Siga menos pessoas nas redes sociais.
Opte pela qualidade, em vez da quantidade. Se você é do tipo que quer saber o que está acontecendo o tempo inteiro, então é melhor fazer algumas escolhas.

Trabalhe no seu horário de pico.
Todo mundo tem um determinado horário do dia que costuma render muito mais. Se você sabe qual é o seu, evite atender ligações, usar o email, internet ou marcar reuniões neste período. Use-o para se concentrar no seu trabalho e faça mais coisas em menos tempo.

Cancele os emails das redes sociais.
Notificações de redes sociais são distrações desnecessárias, que lotam sua caixa de mensagens e não têm nenhuma utilidade. Deixe para descobrir quem curtiu ou comentou seus posts, entre outras coisas, na sua hora de folga.


0

0

COMENTÁRIOS

A GUM BOY (Masaki OKUDA)

8 de dezembro de 2015

CANETTE CELESTE – LE FILM

4 de dezembro de 2015

Loteria TVC

3 de dezembro de 2015

Whoosh

2 de dezembro de 2015

Lost Property

1 de dezembro de 2015

#Einstein100 – General Relativity

30 de novembro de 2015

Our Fractal Brains

16 de novembro de 2015

Escargore

13 de novembro de 2015

Body of Songs: Appendix

12 de novembro de 2015